quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Palmeiras vence na estreia do Paulistão



Mesmo sem a presença de nomes badalados como Marcos, Keirrison e o recém-contratado Edmilson, o Palmeiras foi competente na estreia do Campeonato Paulista. Apesar de levar duas bolas na trave na etapa final, o time bateu um adversário complicado: com gol do estreante Claiton Xavier, fez 1 a 0 no Santo André, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.

O resultado deixa para trás os problemas encontrados pela equipe na pré-temporada. Durante os treinos em Atibaia, o Verdão chegou a perder de dois adversários da Série A-2 do Estadual: o Rio Claro (3 a 0) e o União São João (1 a 0).

O Palmeiras entrou no gramado totalmente modificado em relação aos testes na pré-temporada. Evandro e Willians perderam a condição de titulares. Sandro Silva entrou no meio, Fabinho Capixaba foi para a lateral direita e Lenny, mesmo muito criticado, iniciou o jogo no ataque.

A partir de sábado, na partida contra o Mogi Mirim, também em Ribeirão Preto, o Palmeiras tem a chance de melhorar ainda mais seu desempenho, já que vai contar com a presença do artilheiro Keirrison. O colombiano Pablo Armero também poderá entrar na lateral esquerda. Na próxima rodada, o Santo André busca a primeira vitória em um clássico do ABC diante do São Caetano.

Apesar de enfrentar o atual campeão paulista, o Santo André iniciou o confronto em Ribeirão Preto com uma postura ofensiva. Como era previsto, Marcelinho Carioca liderava as jogadas do Ramalhão. Aos nove minutos, o primeiro lance de emoção: o ex-corintiano cobrou escanteio fechado da esquerda e obrigou boa participação de Bruno.

Melhor em campo, o Santo André ficou muito próximo gol em mais uma participação de Marcelinho. Aos 25 minutos, o meia bateu novo escanteio, Marcel cabeceou firme e Fabinho Capixaba, bem posicionado ao lado da trave, salvou em cima da linha.

O Palmeiras acordou apenas pouco antes do intervalo, mas foi mais efetivo. Aos 43 minutos, Lenny deu uma bela assistência para o estreante Cleiton Xavier, livre dentro da área, apenas rolar na saída de Neneca: 1 a 0.

Na sequência, o Santo André quase empatou. Marcelinho pegou a sobra e chutou rasteiro. Atento, Bruno caiu no canto esquerdo e fez ótima defesa, para delírio dos torcedores palmeirenses.


Modificação no ataque
Para a etapa complementar, o Santo André mudou o ataque. Osny entrou no lugar de Alexandro. Mas a bola parada continuou a principal arma do clube do ABC. Aos quatro minutos, Marcelinho bateu escanteio da direita e Cesinha cabeceou por cima.

A resposta alviverde foi rápida. Lenny fez fila na zaga do Santo André, invadiu a área, mas parou na boa saída de Neneca, que afastou o perigo. Logo em seguida, Jefferson entrou livre na área e tocou na saída do arqueiro do Santo André. A bola raspou o poste.

No segundo tempo, a partida se apresentava quente. Aos 11 minutos, Jonathan partiu para cima da defesa do Palmeiras e chutou cruzado. A bola passou por Bruno e carimbou a trave esquerda da meta do campeão paulista. A partir dos 20 minutos, com o desgaste, as equipes apostaram nas alterações. No Palmeiras, Willians entrou no lugar de Lenny. No Santo André, Chiquinho e Cicinho ficaram com as vagas Elvis e Alexandre.

Com as substituições, a partida permaneceu movimentada. Aos 26 minutos, Chiquinho carimbou o travessão do Palmeiras em chute de fora da área. O Verdão também teve chances no contra-ataque, sobretudo com o estreante Willians, mas o jogo terminou mesmo com o placar mínimo.

FICHA TÉCNICA - SANTO ANDRÉ 0 x 1 PALMEIRAS

Local:
Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)
Data: 21 de janeiro de 2009 (quarta-feira)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Renda e público: não divulgados
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Newton dos Reis Barreira
Cartões amarelos: Jumar, Sandro Silva e Pierre (Palmeiras); Elvis (Santo André)
Gol: Cleiton Xavier, aos 42min do primeiro tempo.

SANTO ANDRÉ: Neneca; Alexandre (Cicinho), Marcel, Cesinha e Arthur; Fernando, Juninho, Marcelinho e Elvis (Chiquinho); Alexandro (Osny) e Jonathan. Técnico: Sérgio Guedes.

PALMEIRAS: Bruno; Danilo, Jéci e Maurício Ramos; Fabinho Capixaba, Pierre, Sandro Silva (Jumar), Cleiton Xavier e Jefferson; Lenny (Willians) e Diego Souza (Daniel). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Assista aos melhores momentos no video abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário